Sul de Floripa

Reunião Ampliada debate condições e manutenção dos postos de guarda-vidas

Reunião Ampliada debate condições e manutenção dos postos de guarda-vidas 1

Com o propósito de discutir sobre as condições e manutenção de Postos Guarda-Vidas localizados na Capital, uma Reunião Ampliada realizada por meio da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo (CVOPU) foi sediada na Câmara Municipal de Florianópolis.

Atendendo ao requerimento 00349/2024 da vereadora Manu Vieira, o encontro contou com a presença de representantes do Poder Executivo, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Florianópolis, Secretaria de Segurança Pública do Município, assim como outras entidades e órgãos envolvidos.

Durante o encontro, foram alinhadas estratégias, reforçando o compromisso do município com a infraestrutura e segurança nas praias, utilizando como fundamento de discussão o aumento expressivo da demanda e a necessidade de modernização dos postos, com enfoque no desenvolvimento da estrutura dos postos guarda-vidas da cidade, assim como a capacidade operacional da corporação para atender a demanda crescente durante a alta temporada.

Frisando sobre a importância da discussão em prol da melhoria da infraestrutura dos postos guarda-vidas, para garantir maior segurança e eficácia na atuação preventiva e no atendimento de emergências nas praias da cidade, principalmente, em épocas de turismo, a vereadora proponente da ação trouxe em pauta, também, seu Projeto de Lei 19394/2024, que dispõe sobre o Programa Adote um Posto Guarda-Vidas.

“Com certeza trazer os dados aqui para a Reunião e entender que, das 42 praias, são 30 que hoje são atendidas por postos guarda-vidas, que temos 130 profissionais em média, e que podemos, agora, contar com mais, porque mais 80 estão sendo formados, é saber que teremos uma estratégia de prevenção para as praias, mas que precisam melhorar em sua condição de jornada do profissional. Esses guarda-vidas ficam 12 horas na praia, e muitas vezes ele não está com um posto que tem estrutura de acolhimento da melhor forma. Também estamos trabalhando com o município para entender como podemos oferecer melhorias de estrutura. A parceria público-privada que propomos com um Projeto que já foi protocolado aqui na Câmara vem justamente para tentar oferecer essa melhoria de maneira privada para ser pública”, afirmou Manu Vieira.

Trazendo dados atualizados relacionados à temática, o Tenente Coronel Anderson, do 1º Batalhão de Bombeiros, falou sobre a atual situação dos postos dos guarda-vidas na Capital.

“Os nossos 77 postos já estão passando por reformas, como adequações com relação à pintura, os pequenos reparos. Nossa intenção é, no início de dezembro, já conseguirmos entregar esses postos em condições de uso para a Operação Estação Verão, que se inicia em dezembro e vai até por volta de março de 2025”, disse, destacando também sobre a parceria público-privada que poderá impulsionar a modernização desejada, promovendo maior segurança desses profissionais. “O Corpo de Bombeiros tem a intenção de investir energia, recursos, e correr atrás de parceiros, para que essa padronização aconteça e seja favorável pra gente com relação à cultura prevencionista que nós queremos oferecer aos balneários. Queremos identificar toda a orla com postos, independente de onde nossos turistas estiverem dentro da Ilha, para que eles consigam ter essa identidade visual de há uma segurança, que há a presença de guarda-vidas, a presença do Poder Público, oferecendo essa segurança. Vamos buscar parceiros para que os empresários possam estreitar essa relação público-privada com a corporação, embelezando nossas praias e gerando uma estrutura adequada para aqueles que oferecem serviços de segurança”, foi o que concluiu.

Durante a temporada de 2023, foram ativados 430 postos de guarda-vidas em 155 praias de 35 municípios catarinenses. Além disso, houve a maior mobilização de tropa da história da corporação, somando 149 guarda vidas militares, aproximadamente 2 mil guarda-vidas civis voluntários e 262 alunos-soldados em estágio supervisionado.

Somente na Capital Catarinense, estão em operação 73 postos de guarda-vidas. Durante o verão, a grande demanda por serviços de salvamento e prevenção de afogamentos exige uma estrutura robusta, tanto em termos de equipamentos quanto de pessoal.

SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Megatech Manutenções – serviço especializado
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica