A Ilha do Campeche, localizada no sul de Florianópolis, está aberta para visitação pública diariamente das 9h às 17h. Após esse horário, apenas membros associados da ACOMPECHE e pessoas devidamente credenciadas têm autorização para permanecer no local.
Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche tem uma praia de águas cristalinas, tranquilas, ideais para relaxar. Além de ser conhecida por sua beleza, é também um patrimônio arqueológico, já que possui inscrições rupestres de grande valor. Para conhecer a ilha, é preciso ir até a Praia da Armação ou Praia do Campeche, onde se pega uma pequena embarcação que faz a travessia até o local. É um passeio lindo, com duração total de praticamente 5-6 horas. Para quem procura tranquilidade, sugerimos ir em um dia útil, quando a ilha recebe menos visitantes.
A pequena Ilha do Campeche faz parte de uma unidade de preservação, com número de visitantes diários limitados. Para a maioria das pessoas, a maior atração do local é a sua praia, que, com areia clara e águas límpidas, oferece um cenário realmente exuberante e um refrescante mergulho. Outra atividade que muita gente desconhece, mas é oferecida no local, são as caminhadas ecológicas pelo lado leste da ilha, que são feitas apenas na companhia de guias. Essas caminhadas não têm muita dificuldade e levam a conhecer áreas da Ilha do Campeche menos exploradas, onde ficam inscrições rupestres e oficinas líticas de milhares de anos. O passeio é interessantíssimo, rico em informações, tem paisagens incríveis e permite conhecer uma parte da história de Santa Catarina que outros locais não mostram.
A estrutura na Ilha do Campeche é boa, tem lanchonete, um restaurante e locais em que é possível alugar guarda-sol e cadeira de praia. Todo o lixo produzido na ilha é levado ao continente por barcos, então é importante ficar atento ao fato de que o lixo que você produzir deve ser coletado.
Regras de Visitação na Ilha do Campeche:
Alimentação de animais: É proibido alimentar os quatis, que são nativos da ilha, a fim de preservar o equilíbrio ecológico do local.
Introdução e remoção de espécies: Não é permitido levar ou retirar plantas e animais da ilha.
Desembarque de animais: Animais de estimação não são permitidos, com exceção de cães-guias.
Atividades proibidas: Não é permitido acampar, realizar churrascos ou acender fogueiras na praia ou em qualquer parte da ilha.
Pernoite e acesso não autorizado: Turistas e visitantes não podem pernoitar na ilha, e a entrada só é permitida com autorização prévia.
Ruído: O uso de aparelhos de som ou equipamentos que possam causar perturbação sonora é proibido, para garantir a tranquilidade e preservação do ambiente.
Essas normas visam preservar o ecossistema da Ilha do Campeche e garantir uma experiência de visitação respeitosa para todos.
Fotos: badindrone