Nos dias 31 de outubro, 1, 2 e 3 de novembro, Florianópolis vai receber mais uma edição do tradicional Festival de Primavera de Capoeira – um evento que celebra a cultura, o esporte e a integração da comunidade. O festival, que está em sua 15ª edição, será realizado em vários locais da cidade, incluindo o Conselho Comunitário do Rio Tavares, a Associação de Moradores do Porto da Lagoa (Ampola) e a Pracinha da Lagoa, com atividades abertas ao público e uma programação imperdível.
O Professor Geison, um dos organizadores, destacou que esse festival é um marco para a capoeira em Florianópolis, trazendo Mestres renomados de Guaratinguetá, Rio de Janeiro, São Paulo e, claro, os Mestres locais que têm uma história forte na capoeira. Este ano, além das rodas de capoeira, o evento promove oficinas, atividades para crianças, apresentações culturais, batizado e graduações e uma grande roda de capoeira na Pracinha da Lagoa.
Segundo Viviana Schames, aluna do Balaio Capoeira, as atividades do festival são abertas para toda a comunidade, sendo algumas gratuitas e, outras, com valores simbólicos de inscrição. Para a organização do evento foram realizadas rifas e recebidas doações espontâneas.
Programação principal do XV Festival da Primavera
31/10 (18h30): Atividade na Ampola, no Porto da Lagoa
01/11 (à noite): Atividades no Conselho Comunitário do Rio Tavares
02/11 (à tarde e à noite): Atividades no Conselho Comunitário do Rio Tavares
03/11 (17h): Grande roda de capoeira e samba na Pracinha da Lagoa
Sobre as aulas e rodas de capoeira do Grupo Balaio de Capoeira: são realizadas pelo Mestre Habibis, no Conselho Comunitário do Rio Tavares, para todas as idades.
Valentina, mãe do aluno Lucas Daniel, de 8 anos, evidencia a qualidade dos encontros. “Meu filho está nas aulas desde fevereiro e já evoluiu muito. Ele adora a parte musical e está empolgado para o festival”, destaca.
Confira a programação completa do XV Festival de Capoeira e outras informações sobre as aulas no Instagram @balaiocapoeiramestrehabibis