Sul de Floripa

Texto Lírico repost de nosso parceiro a Charlie Floripa

É curioso como as coisas acontecem por aqui. Quando fechamos o contrato para assumir a futura Casa Charlie Moinhos, ali na Barão de Santo Ângelo, a primeira coisa que compramos foram duas mudas de bouganvilles amarelas vindas de Antônio Carlos (interior de SC) para plantar na fachada. Quando criamos a Doceria do MontSerrat, para ser nossa central produtiva, a referência para o time era uma colmeia de abelhas. Em Floripa, além do jardim/estacionamento estamos batalhando para resgatar uma área de preservação e transformar em um jardim em homenagem ao Pequeno Príncipe para a comunidade.

Para o post de hoje a gente iria falar liricamente sobre as abelhas e nossas lojas floridas, mas ao pesquisar sobre o tema entendemos que ele vai um pouco além desse desejo de ver o mundo mais colorido. Eis algo que descobrimos sobre as abelhas:

Uma abelha faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores. Ela recolhe o néctar e o guarda numa bolsa localizada no fundo da garganta. Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora, o néctar engrossa e se transforma em mel. Cada abelha produz 5 gramas de mel por ano. Elas cumprem um papel infinitamente mais relevante do que produzir mel: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. Nos últimos anos um problema pauta a apicultura em todo o mundo: o desaparecimento e a morte massiva das abelhas. Só nos EUA mais de 1/3 dos enxames têm sido perdidos todos os anos – o Brasil e a América Latina começaram a se mobilizar frente aos diversos relatos de mortalidade de abelhas, de causas ainda controversas. A Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância destes polinizadores e a necessidade de sua proteção.

O post seria lírico, mas também ganhou um sentido de causa que só descobrimos depois.

Charlie Florianópolis

Quer saber mais? Conheça essa iniciativa:

Ilustrações @giovanidom_ilustrador