Sul de Floripa

Udesc Esag reúne comunidade e universidade para tratar de problemas da cidade

Udesc Esag reúne comunidade e universidade para tratar de problemas da cidade 1

Mais de 100 pessoas, entre pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e pré-candidatos às eleições para a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Florianópolis, participaram na noite desta segunda-feira, 25, do encontro Comunidades e Universidades, no Plenarinho da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A Reitoria da Udesc foi representada pela vice-reitora, Clerilei Bier.

O evento foi um momento para  debate e apresentação dos trabalhos coproduzidos neste semestre letivo por estudantes e professores de disciplinas da 6ª fase do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Os trabalhos atendem demandas da comunidade em dois distritos de Florianópolis: Trindade e Ratones.

O trabalho integrado resultou da parceria entre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis e o Fórum de Governança Ecossocial de Bens Comuns de Florianópolis (Ecoar), formado por 40 associações comunitárias que atuam nos diversos bairros da cidade.

Essa parceria se consolidou com a  Jornada de Questões Urbanas, ação de extensäo desenvolvida desde maio de 2023 pela equipe do Observatório, que culminou  na coprodução do “Diagnóstico Participativo Olhares dos Distritos sobre a Cidade”, coordenado pela professora Carolina Andion.

O relatório, discutido no evento, foi elaborado a partir de questionários respondidos por mais de 400 representantes de associações e coletivos dos 19 distritos de Florianópolis. Essas respostas foram aprofundadas e validadas pelas organizações comunitárias em 9 distritos (Trindade, Centro, Campeche, Coqueiros, Rio Vermelho, Ribeiräo da Ilha, Pântano do Sul, Lagoa da Conceição e Ratones).

Projetos de estudantes

A partir deste diagnóstico, estudantes do curso de Administração Pública da Udesc Esag, desenvolveram 9 projetos nas disciplinas deste semestre buscando atender algumas demandas específicas de comunidades das regiões da Bacia do Itacorubi e Ratones, que foram apresentados durante o evento desta segunda.

Entre os trabalhos desenvolvidos no curso estão projetos para criação de associação de apoio a um parque ambiental, implementação de trilhas urbanas, IPTU verde, oficinas de compostagem e agricultura urbana, manual de comunicação para associação de moradores, rota de turismo comunitário, plano de ação para cobrar melhorias urbanas, evento com oferta de serviços à população e catalogação de acervo de biblioteca comunitária.

Universidades e comunidades

Todo o trabalho envolveu integração entre pesquisa científica, extensão (ao levar o conhecimento produzido na universidade para a comunidade) e ensino, envolvendo cinco disciplinas da 6ª fase dos cursos matutino e noturno de Administração Pública da Udesc Esag (Sociedade Civil e Políticas Públicas, Sistemas de Accountability, Gestão de Projetos Públicos, Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Custos Públicos).

Os projetos foram orientados pelos professores responsáveis pelas disciplinas: Carolina Andion, Maria Letícia Xavier, Paula Schommer, Júlia Viezzer Baretta, Janice Mileni Bogo, Lucas Carregari Carneiro e Igor Pereira da Luz. Os estudantes também trabalharam em conjunto com duas organizações comunitárias da cidade: o Fórum da Bacia do Itacorubi e a Associação de Moradores de Ratones (Amora). Nove equipes de alunos se dedicaram aos projetos.

O relatório técnico coproduzido pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag e pelas comunidades está disponível on-line. O documento se propõe a qualificar o debate e trazer a toda das demandas e prioridades vividas pelas comunidades um ano eleitoral e em que teremos a Conferência das Cidades em Florianópolis”, afirmou a professora Carolina Andion, coordenadora do Observatório.

“Esse encontro e este relatório são amostras da riqueza  do que as universidades podem fazer quando se juntam às comunidades coproduzindo conhecimento e uma ciência cidadã”, completou a professora.

Fonte: UDESC

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica,  ultrarrápida com 1 GIGA de velocidade
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – cuide da sua saúde enquanto dorme.
JD GÁS E ÁGUA –
entrega rápida e preço bom.
DELÍCIAS DA DY –
comida caseira, viandas congeladas e serve festas e eventos.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo no Sul de Floripa.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
Pintura, funilaria, polimento, restauração de carros antigos.
LONGEVIDADE AUTÔNOMA  do Professor Felipe – 
especializado para idosos, no Morro das Pedras.
CICLE CAMPECHE –
Oficina de bike, aluguel de bike, venda e delivery de bike.
CHARLIE CONFEITARIA E CAFÉ – 
brownies, chocolates, cafeteria e presentes.
VALENA ESPAÇO DE SAÚDE ESTÉTICA E PILATES – focado em seu bem-estar.
ECO MATERIAIS ECOLÓGICOS – Sua obra commateriais 100% reciclados e ecologicamente correto.
MC MECÂNICA DE CARROS – O seu veículo em boas mãos.
T-ZEUS 30 – Complexo vitamínico que revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção e assistência do imediata do seu veículo.
POUSADA SOLRISO – Pousada ao lado do aeroporto de Florianópolis.
MESUS CONSULTORIA – Especializada em gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade.